Você está preparado para entrar no mercado digital? Veja 4 dicas para colocar em prática
Quem tem empresa no Brasil, seja pequena ou grande, sabe como é um desafio equilibrar vendas e finanças para gerar o tão esperado lucro. Não bastasse as dificuldades cotidianas, altas cargas tributárias e outros problemas que possuem, estamos lidando com um fator extra chamado coronavírus.
Uma das perguntas que ecoam na mente é como fazer o cliente vir ao nosso estabelecimento. As portas voltaram a se abrir com certas restrições e muitas pessoas ainda preferem ficar em casa. A resposta para essa pergunta é: coloque a empresa de uma vez por todas no digital!
De acordo com o estudo da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, houve um aumento de 70% na navegação web e 63% no engajamento dos usuários nas redes sociais. Essa é a melhor hora para entrar nesse mundo, mas não basta simplesmente utilizar as redes sociais como uma extensão do seu negócio local e sair postando só produtos. Hoje, o que leva ao sucesso são os conteúdos de qualidade.
Provavelmente você já está em redes sociais e utiliza aplicativos de comunicação, então, vamos aqui a algumas dicas de como utilizar esses canais para criar conteúdo que gere relacionamento e, posteriormente, converta em vendas.
A primeira dica é entender para quem irá criar o seu conteúdo, o perfil do cliente ideal. Para defini-lo, você deve descobrir seus hábitos de consumo e o que os levam a comprar um produto, o que isso irá acrescentar em sua vida. Assim, o conteúdo que criar vai gerar mais identificação no usuário, aumentando a interação e o desejo de consumo. Vale entrevistar os seus clientes na hora de criar o perfil.
Desenvolva um território da marca, ou seja, tópicos que você pode explorar na hora de criar conteúdo, e que estejam vinculados ao que você vende. Por exemplo: se eu tenho uma loja de roupas, posso ensinar como usar determinadas peças, como montar looks para sair, trabalhar e etc. É importante ficar atento a qualidade das fotos e vídeos, afinal, redes sociais são bem visuais.
Agora é hora de pensar nas redes sociais como canais de venda, então é importante habilitar a função shopping do Instagram. Uma ferramenta simples e eficaz para isso é o aplicativo Bagy. Mescle conteúdo de relacionamento com conteúdo de campanha e direcione seus seguidores para a sua loja virtual.
Hoje é mais difícil conquistar novos clientes, então esteja mais próximo dos que você já conquistou. Pegue o WhatsApp, crie uma lista com os seus melhores clientes e passe a fazer uma comunicação mais direta e personalizada. Crie uma experiência positiva para os clientes atuais com conteúdo exclusivo por stories (utilize a ferramenta amigos próximos).
É hora de agir e se reinventar! Busque focar no seu cliente e criar bastante conteúdo de relevância. Assim como todas as crises, essa também irá passar.