Letícia Sabatella no Fecsta 2020, live dia 25
Letícia Sabatella estará em live no dia 25 no 3º Festival de Cinema de Santa Teresa, confira as mostras e programação do 3º Fecsta acontece em formato online de 23 a 25 julho.
De acordo com os organizadores, o Fecsta tem a proposta de ser híbrido e transversal, valorizando a arte, tradições locais e as manifestações populares. “Vai ser três dias de festa multicultural com sessões de cinema, oficinas de capacitação, palestras, shows e bate papo com artistas convidados”.
A escola vai ao cinema
Estas mostras surgiram de uma parceria com a SMED – Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa- ES, com a intenção de envolver a comunidade escolar com o Festival.
Mostra Beija-Flor
A Mostra Beija-flor possui filmes que tratam de temas como Bullyng, alienação através de doutrinação religiosa, homofobia e outras dores sociais.
Mostra Frenética
Apenas para maiores de 16 anos e apresentam temas mais densos como sexualidade, e discutem homofobia, racismo, preconceito, feminicídio, entre outros.
Mostra Índio
Esplendor e resistência
Pelo segundo ano, a mostra homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.
PROGRAMAÇÃO
Oficinas
Oficinas de capacitação para o audiovisual, direcionadas, primeiramente, aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa – ES, mas abertas para todo o Brasil.
Debates
Rodadas de conversas com cineastas de vários estados brasileiros, bate papo com a artista plástica Maruzza Valdetaro e a Curadora Ananda Carvalho e uma conversa calorosa sobre cinema e arte com a Filósofa Viviane Mosé e a atriz Letícia Sabatella.
Palestras
Temas como: “Santa Teresa: Patrimônio Cultural do ES”, ” A Politização no Cinema Contemporâneo nos filmes Bacurau, Parasita e Curinga”, “Dos Irmãos Lumiéres a Netflix – Cinema e Educação”, “Proteção Ambiental de Florestas e nascentes”.
Lançamentos
O Fecsta sempre tem lançamentos em suas edições, desde livros, artes plásticas e arte em geral. Este ano o Festival lança a animação “Centaura” de Luiza Lubiana
Palavra dos organizadores
Fazer um Festival de Cinema é dedicação e amor à arte! Vocês nem sabem o que é peneirar, dentre mais de 500 filmes, somente 36. Levamos em conta aquilo que emociona, a estética, a interpretação de atores, boa montagem, direção de arte, originalidade e o som. Como é delicioso quando a gente se depara com uma obra que é inteira, redondinha. Que alegria. É prestando atenção nessas minúcias que estamos preparando pra vocês um Festival com o que há de melhor do cinema brasileiro, vindo de mais de 21 estados. A gente trabalha selecionando o cardápio de filmes, da mesma maneira que o chef de um bistrô prepara o seu jantar.
Luiza Lubiana explica que as artes plásticas sempre fizeram parte das edições do Fecsta e em 2020 a artista convidada é Maruzza Valdetaro, com a exposição “Carne Seca”, inspirada nos moradores de rua. “Maruzza reflete, nesta Exposição ^Carne Seca^, o sublime e o luminoso. As palavras Louvação, Doação, Compaixão, transbordam por toda a obra.
Ano que vem a exposição segue para o Porto em Portugal na Galeria AL 859 – Ars Longa Vita Brevis Associação Cultural, onde iniciamos, ano passado, o intercâmbio cultural do Fecsta com esta galeria acima citada levando a Exposição “Espelhos da Lua” da artista Gleciara ramos. É o Fecsta expandindo-se para a Europa através das Artes Plásticas.
Além das oficinas, outras atrações estão confirmadas:
Teremos as palestras: “Patrimônio Histórico” com Patricia Bragatto -“A Politização no Cinema contemporâneo!com Cintia Braga e Ceci Alves, “Dos Irmãos Lumières a Netflix – Cinema e Educação” com Ermeson Vieira e “Reflorestamento , Rios e Nascentes” com Alessandro Chakal,
O Fecsta oferece as oficinas de “Gravação e Edição em celular “com o Fernando Paschoal Paschoal – “Elétrica e Iluminação Para cinema” com Antônio dos Anjos e “Cartografia Afetiva do Rio Jucu” com Fabíola Melca.
O Festival traz como convidadas especiais a filósofa Viviane Mosé e a atriz Letícia Sabatella para um bate papo
Temos, ainda, o lançamento da Animação “Centaura” de Luiza Lubiana, que acontece fora das mostras competitivas.
Para encerrar o Festival, após a premiação, temos a live da Banda Brezinski Point se apresenta na Praça Duque de Caxias”. Conta.
Se inscreva no Canal no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCROvRJaCDuqn1qJLyKjHPXg
Página no facebook
https://www.facebook.com/search/top/?q=fecsta%20-%20festival%20de%20cinema%20de%20santa%20teresa
SANTA TERESA – ES
A cidade de Santa Teresa, é cercada pelas montanhas da região serrana do estado, sendo um dos mais importantes destinos turísticos do Espírito Santo. Cultura marcante, meio ambiente preservado, clima agradável e gastronomia são os principais atrativos de Santa Teresa.
Com cerca de 40% de seu território coberto por Mata Atlântica preservada, destaca-se por ter uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo. Recentemente se tornou a Capital Estadual do Jazz e do Blues e é também conhecida como Terra dos beija-flores, das orquídeas e de Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil.
O município de Santa Teresa é o maior produtor de uva e vinho do Espírito Santo, representando 80% da produção estadual. Berço da colonização italiana no Brasil, teve sua história iniciada em 1874.