×

Parceria distribui 5 Mil mudas de mata nativa

Parceria distribui 5 Mil mudas de mata nativa

Uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (SMAD) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sob a coordenação de Nilton Broseghini já distribuiu cerca de 5.000 mudas de árvores de mata nativa para os agricultores de Santa Teresa. A meta é entregar 10 mil.

A ação faz parte do projeto Produtor de Água, da secretaria de agricultura de Santa Teresa (SMAD) que já recuperou 20 hectares, que foram contratados e licitados com as empresas. A parceria Ifes/SMAD já produziu mais de 10.000 mudas onde cerca de 5.000 já foram entregues aos produtores rurais.

O empresário Flávio Guisolfe proprietário da Vitale Fruit  conta que adquiriu um terreno de 7,4 hectares há 12 anos, coberto por eucalipto. Por ali passava uma pequena cachoeira que poucos anos depois secou. Diante disso decidi pelo reflorestamento da maioria do terreno, acabando por completo o eucalipto. Claro que fiz isso por não ser o terreno a única fonte de renda. Sei que nossa  geração tem grande responsabilidade na agressão que se deu ao meio ambiente. Sei que o que faço ainda é pouco, mas meu sonho seria ver de novo essa cachoeira em meio às árvores. Comecei o reflorestamento em setembro de 2019 com 100 mudas do plantio Brasil, várias mudas foram doadas na secretaria do meio ambiente/agricultura. por último foram plantadas 2.200 mudas pelo programa Produtor de Água. No total foram plantadas cerca de 3 mil mudas nativas e frutíferas. Isso aconteceu porque o Nilton Broseghini sabia da minha intenção em reflorestar e me  procurou para incluir no programa. Com esse apoio foi muito mais rápido a conclusão do plantio que terminou em fevereiro de 2020. Espero que isso sirva de incentivo para outros proprietários, e que tenha efeito positivo ao meio ambiente”. Explica Guisolfe.

O ambientalista Nilton Broseghini diz que envolvimento é a chave para as ações dar certo. “O envolvimento é a chave para se abrir novos horizontes em novas ações verdes”. Sentencia.

O secretário de Agricultura e desenvolvimento Jorge Natali diz que distribuição de mudas faz parte de uma ação do projeto produtor de água premiado pela Agência Nacional de Águas (ANA). “Definimos algumas metas e ações a serem desenvolvidas, não ficamos restritos ao do valor  do orçamento do projeto Produtor de Água aqui em Santa Teresa e no estado do Espírito Santo, vale ressaltar a construção das caixas secas e o cercamento das nascentes, 20 hectares já foram concluídos. Fizemos um  convênio entre o Ifes-ST e a prefeitura para a produção de mudas”. Conta.

Natali explica que 4 estudantes de Biologia estão tendo oportunidade de participar do projeto de produção de mudas com infraestrutura disponibilizada pelo Ifes com ajuda do Nilton Broseghini na coleta de sementes. “A secretaria disponibiliza os insumos necessários para a produção das mudas, fazemos o repasse dos estagiários que são pagos pela secretaria e com o apoio da direção da escola do Ifes e dos professores. 

Com as mudas estão sendo contempladas 80 propriedades rurais e têm aumentado o número de proprietários interessados na recuperação de áreas degradadas, querendo proteger as nascentes. A agricultura não pode pensar apenas na produção agrícola ela têm que pensar no todo, é com esse pensamento que sempre trabalhei na agricultura, quanto no meio ambiente que não pode estar separado. Temos que buscar qualidade de vida e preservar para que no futuro nossos filhos e netos possam ter um planeta melhor. Acredito que esse projeto é um dos legados que vamos deixar para o nosso município nessa gestão.

Estamos desenvolvendo ainda vários projetos, um deles já está aprovado pelo o governo do Estado junto com a Seama, que é Barraginhas e cochinhos que nós vamos também contemplar muitas propriedades rurais na captação de água principalmente nessas propriedades que têm pastaria degradada.  Além desses 20 hectares que foram contratados e licitados com as empresas nós produzimos mais de 10.000 mudas mais de 5.000 já foram entregues aos nossos produtores rurais mesmo aqueles que não estão participando do projeto”. Explica.

Nilton Broseghini trabalhando a seleção das sementes, “Envolvimento é Tudo”.

Variedades de sementes que foram beneficiadas durante a quarentena para uma futura produção de mudas através da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Ifes Campus Santa teresa